quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sexo na terceira idade


O sexo durante a terceira idade é visto com bastante preconceito, pois é ligado à impotência e à disfunção. Estes problemas podem ocorrer, mas não com a intensidade com que se prega nos dias de hoje, já que todo ser humano passa por constantes transformações ao longo de sua vida e estas não devem ser desprezadas ou criticadas.

É importante que se saiba que um homem, por mais velho que seja, pode ter ereção, e esta é por vezes atingida por disfunções causadas por problemas circulatórios e fatores emocionais. No caso das mulheres, ocorrem períodos de desvalorização do seu corpo, por já não ser tão atraente e não apresentar tanta disposição, além de problemas psicológicos gerados pela menopausa.

Não é nenhuma vergonha ter desejos sexuais neste período, mas, principalmente as mulheres, tendem a se retrair por causa do preconceito. Esta preocupação atrapalha e até acaba com a relação íntima do casal, pois mesmo tendo maior tempo, mais tranqüilidade e maturidade para a troca de carícias, não fazem por medo.

Para que se tenha uma vida sexual ativa na terceira idade é importante cuidar bem da saúde, ter uma vida sexual contínua, valorizar carícias e beijos, cuidar bem da aparência e da higiene, conhecer e aceitar as modificações ocorridas no corpo.
Por: Gabriela Cabral da Silva Dantas

Um comentário:

  1. Graça,54 anos.
    Amei esse blog, se eu pudesse ja estaria ai, mas como moro longe e tenho filhos aqui na Bahia nao posso nem ao menos visita-los.Mas Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir