terça-feira, 11 de maio de 2010

INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS


Inclusão digital é uma das prioridades no Brasil atualmente. Governo e a iniciativa privada vêm desenvolvendo projetos espalhados por todo o país para que seja diminuído o abismo entre quem sabe lidar com a informática e quem não domina estes conhecimentos. Infelizmente ainda há barreiras variadas que impedem o acesso à tecnologia, seja por condições financeiras, no caso das camadas mais pobres, ou por preconceitos, muitas vezes presentes quando idosos desejam aprender sobre a utilização de computadores.
As características para inclusão dos idosos são diferentes, já que em grande parte deste nicho o problema não é o acesso à tecnologia, mas sim a dificuldade de compreensão da linguagem e da utilização física do computador.
O que parece natural para os mais jovens muitas vezes é visto com desconfiança e rejeição pelo mais velhos, embora o índice de aprendizagem entre eles seja o mais alto entre todas as faixas etárias.
No cotidiano, notamos que basta quebrar barreiras, facilitando o acesso à informação e aos treinamentos, que naturalmente a vontade de aprender falará mais alto.
Ainda que idéias isoladas não sejam suficientes para criar uma grande onda de inclusão que beneficie idosos de todas as classes, ao menos estas iniciativas abrem caminhos para ajudar os “digitalmente excluídos” e levar a população rumo a um futuro mais digno e participativo.

Um comentário:

  1. Eu e meus colegas de classe, estamos querendo criar um software para inclusão digital de idosos, mas não temos ideia de por onde começar.
    Gostaria de ter dicas de o que colocar em nosso programa, o que os idosos mais carecem em termos de informática?

    ResponderExcluir