terça-feira, 4 de maio de 2010

Pilates e terceira idade

Pilates Atrai Cada Vez Mais Praticantes Da Terceira Idade

A Agerip (Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto) oferece aulas de Pilates aos seus associados e às pessoas não associadas também, onde elas podem perceber na prática todos os benefícios oferecidos por mais esta modalidade de exercício. As aulas acontecem de segunda e quinta às 9h e quarta e sexta às 16h.
Segundo o IBGE, a estimativa é que, no Brasil, a quantidade de pessoas da terceira idade aumente 16 vezes tendo por base a população das décadas de 1950 e de 2025. Um crescimento 11 vezes mais expressivo que o do restante da população. Por isso, o interesse pelos hábitos de consumo e o estilo de vida da terceira idade está cada vez mais em pauta e surge como um assunto de interesse geral.

Entre as atividades físicas de preferência do público da terceira idade se destaca o Pilates: método criado por Joseph Hubertus Pilates, que desenvolve exercícios de condicionamento físico e mental e trabalha o corpo de forma global, com equipamentos que fortalecem os músculos e articulações de maneira harmoniosa, proporcionando força, alongamento e flexibilidade.

Os exercícios são ajustados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre tendo em vista os limites de cada praticante, e assim, desenvolvendo o método de forma individual e exclusiva. Os benefícios do Pilates são: não aumenta a freqüência cardíaca; não tem impacto; focaliza o fortalecimento e mobilidade articular; melhora a postura; trabalha o equilíbrio, prevenindo quedas; trabalha a coordenação, e a respiração; trata ou previne incontinência urinária, pois trabalha a musculatura do assoalho pélvico.

Interessados em manter muito mais do que a forma física, os idosos se identificam com o Pilates por melhorar também a auto-estima do praticante, que consegue realizar exercícios que acreditava não ter mais capacidade para cumprir. A busca pela saúde e auto-estima deste público figura entre os temas mais discutidos pela sociedade contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário