quarta-feira, 25 de agosto de 2010

3ª idade na Web

O número de pessoas que utilizam a Internet em todo o mundo já superou a marca de 1 bilhão. Podemos dizer que são ainda "poucas" as pessoas conectadas na grande rede (15%) se considerarmos a população total estimada do planeta (6,75 bilhões em 2008) e as facilidades e potencialidades que a Internet pode oferecer.

No início da Internet, era a população de jovens a que mais crescia entre os seus usuários; hoje, segundo os especialistas, o grupo demográfico que mais rapidamente está crescendo entre os usuários são os idosos. Haverá um tempo que cada pessoa no mundo civilizado, se quiser, poderá ter um ponto de acesso para a rede mundial.

Os idosos utilizam a Internet para fazer basicamente o mesmo que os demais usuários fazem: troca de informações, movimentação bancária, comércio eletrônico, participação em redes sociais e fóruns virtuais, acesso a conhecimento especializado, assistir vídeos e TV, ouvir músicas e estações de rádio, etc. De todas essas atividades, a mais freqüente, sem sombra de dúvidas, é a troca de informações usando o serviço de correio eletrônico, facilidade que pode ser encontrada em grande escala e de forma gratuita na grande rede.

Os fóruns virtuais são locais da rede destinados aos mais diversos tipos de debates e troca de dados, variando de assuntos técnicos especializados até piadas e receitas culinárias. Existe, atualmente, um grupo significativo de idosos que participam ativamente nos fóruns virtuais debatendo sobre temas ligados aos direitos de aposentados e pensionistas e também sobre medicina e saúde. As redes sociais são espaços da Internet destinados ao encontro de amigos, cultivar novas amizades e até mesmo iniciar namoros e relacionamentos afetivos mais duradouros. Atualmente existem redes sociais dedicadas exclusivamente ao público de idade mais avançada.



Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário