terça-feira, 1 de março de 2011

A vida é muito preciosa e vamos vivê-la em toda a plenitude!


Eu sei que para muitos encontrar alegria no dia a dia parece impossível. E muitas vezes, é mesmo, quando se vê pessoas que lutaram a vida toda para ter uma velhice tranquila, sem maiores sobressaltos e quando param de trabalhar, tem sua renda reduzida a quase nada com a aposentadoria ridícula que recebem , realizando milagres para chegar ao final do mês.
Corta daquí, aperta de lá e nada, pois as obrigações com despesas obrigatórias não param de aumentar. Muitas vezes quem conseguiu formar um patrimônio vê-se obrigado a vender o que custou tanto para ser erguido, pára ter uma renda mais substancial. Quantos não se veêm também na condição de socorrer os filhos que não encontram emprego e recorrem à ajuda deles, que nunca é negada.
Quando acontecem problemas de saúde é um caos. Os que tem planos de saúde ainda conseguem sobreviver , mas quem não possui nada e recisa procurar hospitais públicos passa por um verdadeiro calvário.
E tem muito mais, não é mesmo? A perda da auto estima, a tristeza profunda, a depressão.
Por tudo isso é que continuo batendo na tecla que mesmo os que estão passando por situações difíceis, não devem se entregar. Façam uma força, procurem as inúmeras opções de lazer gratuitas que existem na cidade, os clubes da melhor idade, os cursos interessantes, onde é possível conhecer coisas novas, descobrir talentos que vocês nem suspeitavam que existissem, fazer novos amigos e aprender também que muitas pessoas em situação pior do que a de vocês dão verdadeiras lições de otimismo e amor a vida. Resgate a sua dignidade, aproveite tudo que o Estatuto do Idoso oferece.
E nada de se sentiram coitadinhos ou coitadinhas. A vida é muito preciosa e vamos vivê-la em toda a plenitude!

Fonte: Ana Maria Penteado

Um comentário:

  1. Como conviver com o idoso

    Ivone Boechat (autora)

    1- Nunca pergunte a um idoso: qual é o segredo de viver tanto assim? Porque a pessoa não vai lhe convencer ou vai dizer que não sabe a resposta. Quem vai adivinhar como se vive anos e anos, com tanta virose, corrupção, mentira, tapeação, bala perdida, exploração... ruindade!
    2- Nunca telefone ou visite um idoso entre 12:00h e 16:00h. TODO idoso gosta de descansar nesse período sagrado.
    3- Jamais conte um problema ao idoso. Ele vai poder ajudar? Também não seja o problema do idoso: é covardia. Ele não vai ter como se defender.
    4- Nunca interfira na decisão do idoso: se ele decidiu ser enterrado ou cremado. Não fique reclamando do preço da cremação, do túmulo..Nem fique agourando e perguntando o que a família deve escrever por cima do túmulo.
    5- Nunca diga ao idoso: essa história você já me contou dez vezes. Diga a ele que a história é interessante e o ajude a resumi-la. Ele vai entender que a história é conhecida!
    6- Não estimule o idoso a se lembrar de um fato que lhe cause sofrimento. Desvie sempre a tristeza para o lado bom de tudo.
    7- Não explore a disponibilidade do idoso, lembre-se que ele já trabalhou muito e hoje não tem mais resistência, saúde e vigor para tomar conta de problemas e cachorros... dos outros. Deixe em paz o cartão bancário com o pagamento da minguadíssima aposentadoria. Vai à luta!
    8- Mude o canal da TV quando o assunto é desgraça!
    9- Ao visitar o idoso, leve algo que lhe faça bem à saúde: boa conversa, estímulos, boas notícias... palavras cruzadas, linha para crochê... uma fruta que ele possa consumir... um livro. Nas festas de aniversário e Natal, seja criativo! Chega de tanto pijama e chinelo.
    10- Lembre-se: a pessoa idosa tem todo direito à felicidade e não vai ser você que vai atormentar os derradeiros dias da vida de ninguém. Exercite a gratidão, o perdão, a solidariedade e chega de despejar lixos de traumas, tristezas antigas e carências na caçamba que a vida cismou de colocar na porta de quem lutou tanto para resistir às intempéries.

    ResponderExcluir